sábado, 21 de março de 2009

Enquete: Quem venceu, o Azul ou o Branco (nova regra)?

O vídeo abaixo é de uma luta do pré-juvenil peso médio realizada no último dia 21/MAR/2009, válida pelo Torneio de Abertura. Terminou no tempo normal e foi para o Hantei, sem Golden Score. Por dever de justiça, devo informar que o ippon do Branco no final da luta ocorreu enquanto se ouvia o apito indicando o término do tempo. Na sua opinião, quem venceu este combate e por quê?



O vídeo mostrando o desfecho será mostrado em breve, aguardamos seus comentários.

8 comentários:

  1. Fernando, muito legal essa iniciativa, o blog está cada vez mais convidativo. Parabéns pela idéia.
    Na minha opinião ganhou o branco. Ele tomou um shido no início, mas não foi marcado, porque é equivalente a uma Koka, pela regra o primeiro shido não é marcado. Foi mais combativo, e se iniciou a queda no momento do apito, e foi para bandeirada, imagino que a pontuação não tenha sido considerada. De qualquer forma, o branco ganha por ter mostrado maior volume de jogo.

    ResponderExcluir
  2. Boa fernando,

    Se o branco entrou o golpe antes do apito, pra mim é preciso que a arbitragem espere o fim do movimento e termine a luta, portanto vale o golpe.

    abraço
    Fernando - Projeção

    ResponderExcluir
  3. Bem... na minha modesta opinião a vitória foi do azul por ter mais iniciativa de ataque, pois nos tempo de luta no vídeo mostrar que o azul tentou 4 entradas e o branco somente uma. Quanto a queda no final na ele me parece começar após o sinal o que por si só invalida sua marcação assim como também o aproveitamento dela para o hantei. Abraços.

    Charles Vitor- GTC

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, em nenhuma entrada o azul me pareceu arriscar realmente para derrubar o adversário, enquanto o branco estava entrando para derrubar, como no uchi-mata que seria ippon se a manga não tivesse escapado. A maior parte do tempo o azul andava para trás e evitava a pegada. Isso não me parece iniciativa de ataque.

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro fernando
    não é porque o golpe é ineficiente que não conta como kinzas, por isto o azul ganhou por 4 kinzas a 2 por isto acho justo o resultado.


    Junior Freitas - CSSA

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo! Então, daqui para a frente, ao invés de realmente me expor tentando derrubar os adversários, talvez eu devesse apenas me concentrar em me jogar de barriga no chão mais vezes do que eles e me defender ferozmente o resto do tempo. Esta é a receita "kinza" da vitória!

    ResponderExcluir
  7. Caro fernando
    vc tambem pode ensinar o aluno fazer tai sabaki para o outro quanto se jogar no chão ele ser punido.
    vc pediu uma opinião do resultado, desculpe se não foi o que vc queria.

    Junior Freitas

    ResponderExcluir
  8. Pelo contrário, você ressaltou um ponto importante, a possível limitação técnica dos dois árbitros que deram a vitória para o azul, já que o árbitro mais experiente (muito mais que os outros dois), não precisou de tai sabaki do branco para perceber a falta de objetividade do azul.

    ResponderExcluir

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!