quarta-feira, 21 de julho de 2010

Teste Sterkowicz para Judo

Retirei essa matéria do El Blog Del Judô. Este vídeo é sobre o teste Sterkowicz Stanislaw (treinador polaco), e que foi desenvolvido para verificar as qualidades físicas dos judocas.

Para começar, o fazer um aquecimento de cerca de 5 minutos (de intensidade moderada) e depois fazer algumas projeções de maneira lenta (apenas para se adaptar à distância do uke).

Dois judocas de mesma altura e massa corporal similar à do Tori (mesma categoria de peso, por exemplo) são colocados em 6 metros de distância um do outro, enquanto Tori fica no meio, três metros cada um.

O teste é dividido em três períodos 15seg (A) 30seg (B) e 30seg (C), com intervalos de descanso 10seg. Durante cada um dos períodos Tori é projetado usando o Ukes Ippon seoi Nage o mais rápido possível.

Imediatamente após verificar a frequencia cardíaca do Judoca e tornar a verificar 1 minuto após o final do experimento.

Para calcular a forma como estamos fisicamente, devemos acrescentar o número total de projeções feitas nos três períodos e calcular o índice de acordo com esta equação:

Indice = batimentos por minuto no fim dos pulsos de teste + 1 minuto após o término do teste / número total de projeções Nage Ippon seoi.

Existem algumas tabelas para classificar o estado da forma, mas nós pensamos que a melhor coisa que você pode fazer é fazê-lo antes de ir de férias e quando voltar a treinar, fazer novamente o teste para um comparativo do antes com o depois e ver de que forma você foi afetado nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!