segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MUNDIAL MASTER DE JUDÔ WMJA, by Fred Guerra

Informações enviadas pelo Biasio por e-mail, matéria de Fred Guerra (muito obrigado aos dois por ceder fotos e textos ao nosso BLOG:

COMEÇA O MUNDIAL MASTER DE JUDÔ DA WMJA
(Por Fred Guerra, direto de Atlanta-EUA)

Nesta quarta-feira, 19/08, a World Masters Judo Association - WMJA deu início ao 11º Mundial Master de Judô, desta vez em Atlanta-EUA. E como tem acontecido nos últimos anos, o Brasil tem presença marcante entre os cerca de 50 países, com 32 competidores.

Katas
Logo no primeiro dia o Brasil mostrou a que veio e Anderson “Xuxu” e Malu Campos fizeram o Hino Brasileiro tocar no Georgia Convention Center com um ouro nas duplas mistas de Nague no Kata. E esta não foi nem a primeira, nem a última vez que o “Ouviram do Ipiranga” tocou pelos katas... Malu ainda voltou ao pódio, desta vez com Vlamir Dias, pelo terceiro lugar no Itsutsu no Kata.

Entra então em cena a dupla “debutante” no Mundial da World Masters, Vinícius Jerschow e Roberto Albanese. Eles voltarão para casa com três medalhas na bagagem, sendo uma prata no Katame no Kata, um ouro no Ju no Kata e um segundo ouro no Nague no Kata masculino. Quer mais uma boa notícia? No segundo andar do mesmo pódio estavam Anderson “Xuxu” e Vlamir Dias, dobradinha brasileira no kata mais disputado do mundial! Outra boa notícia? A dupla japonesa em terceiro...

RESULTADO KATAS
Dupla Medalha Kata

Vinícius Jerschow e Roberto Albanese Ouro Ju no Kata
Anderson “Xuxu” e Maria Luiza Campos Ouro Nague no Kata (Misto)
Vinícius Jerschow e Roberto Albanese Ouro Nague no Kata
Anderson “Xuxu” e Vlamir Dias Prata Nague no Kata
Vinícius Jerschow e Roberto Albanese Prata Katame no Kata
Anderson “Xuxu” e Maria Luiza Campos Bronze Itsutsu no Kata

Shiai (Feminino e M5 a M11)
Hoje, quinta-feira, o dia foi dedicado às categorias do feminino e masculino de M5 (50 a 54 anos) a M11 (+80 anos). O Brasil entrou no tatame em 13 categorias e teve a surpreendente marca de 12 conquistas.

Destes 12 pódios, cinco levaram o Hino Brasileiro a tocar também neste segundo dia de competições. Teriam sido seis as execuções do Hino se o Sensei Shukuri, da Delegação Brasileira e residente no Brasil, não fosse inscrito por seu país de origem, o Japão.

RESULTADO POR CATEGORIAS
Atleta Categoria Medalha
Maria Luiza Campos F1-57kg Ouro
Érica Paz F1-57kg Prata
Adriana Lebre F1+78kg Bronze
Fernanda Gomes F2-78kg Ouro
Rogéria Cozendey F2+78kg Prata
Rosângela de Oliveira F3-63kg Ouro
Paula Gabriel F3-63kg Bronze
Fátima Belbone F4-70kg Ouro
Nelson Onmura M5-73kg Ouro
Artêmio Caetano M5-81kg Bronze
Hisao Fujimoto M6-73kg Bronze
* Norio Shukuri M8-66kg Ouro
* Norio Shukuri reside no Brasil, mas luta pelo Japão.

A nota triste foi a contusão de Célio Habiro (M5-66kg), que precisou ser conduzido ao Instituto Ortopédico de Atlanta após uma lesão no ombro em sua segunda luta, mas já retornou ao hotel e passa bem.

Absoluto Feminino por Peso
Em uma disputa extra entre competidoras de mesmo peso, mas aberto por idade, mais três sucessos das brasileiras, sendo uma medalha de cada cor.

RESULTADO FEMININO ABERTO POR PESO
Atleta Medalha Categoria
Fernanda Gomes Ouro -78kg
Érica Paz Prata -57kg
Rosângela de Oliveira Bronze -63kg

Para Jorge Biasio, atleta brasileiro dirigente da WMJA, todos se saíram muito bem, não por acaso o resultado tão expressivo, mas aponta um destaque: “A Fernandinha (Fernanda Gomes, F2-78kg) lutou demais. Ela sobrou!”, opinião compartilhada por Anderson “Xuxu” que também acompanhou os seis combates que a atleta venceu por ippon.

Pentacampeão!!!
Em meio a toda a festa, e barulho, já tradicional da Delegação Brasileira, o Sensei Artêmio Caetano, de Bauru-SP, foi homenageado pela WMJA por ter conseguido, em 2008, o seu quinto título mundial pela entidade. Ano que vem, Rosângela “Índia” Oliveira será a brasileira homenageada.

No terceiro dia do Mundial, entram no tatame os atletas das categorias M2 (35 a 39 anos) e M4 (45 a 49 anos). As lutas são nesta sexta a partir das 9h da manhã (10h no horário de Brasília). Vale a torcida!

Um comentário:

  1. PARABENS SENSEI SHUKURI, TENHO MUITO ORGULHO DE TER SIDO SEU ALUNO E TUDO QUE APRENDI É FRUTO DE UM JUDÔ SÉRIO!!! ABRAÇOS SENSEI LUIZ ESTEVAM - VARGINHA-MG

    ResponderExcluir

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!