sábado, 27 de junho de 2009

Beneméritos: tem árbitro enxergando demais e de menos na mesma luta

Final do Pré-juvenil no Torneio Beneméritos 2009, a equipe já havia perdido 3 lutas, essa era só para cumprir tabela. Tudo indicava uma arbitragem tranquila. Mas, como é que o mesmo árbitro que consegue enxergar um Shido no início do vídeo abaixo, não enxerga qualquer ponto para o branco nos dois lances seguintes??? Como é que ele dá um Shido por falta de combatividade (vou supor que ele tenha feito o gesto correto) no atleta que tinha acabado de fazer o ataque mais perigoso até aquele momento da luta? No segundo lance dá para ver o flash de alguém fotografando o que poderia ter sido outra pontuação do branco. No terceiro lance dá para ouvir o sinal do término da luta durante a projeção do branco - e não antes, mas desse árbitro eu já não esperava mais nada. Lamentável.

9 comentários:

  1. É Fernando o Rodrigo definitivamente não leva sorte na arbitragem.

    Tinha acabado de fazer um ataque, a disputa da pegada foi igual para os dois lados e ele tomou uma punição infundada.

    Após a falta ao meu ver indevida fez dois ataques o primeiro acho que não valeu porque o menino caiu de frente mas o segundo ficou claro que ele rolou as costas no chão e na minha opinião um yuko deveria ser dado a favor dele.

    Incompreensível!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro, Fernando o gesto que o árbitro utilizou é universal para judo negativo e não apenas para falta de combatividade, acho que ele aplicou pela questão do garoto ter evitado a pegada do adversário, mas foi rigosoroso demais.
    um abraço
    Junior Freitas

    ResponderExcluir
  3. Junior:
    Não sou arbitro e é possível que tenha falado besteira. Mas vendo a parte da punição. Houve a disputa da pegada, o menino pegou na ponta da manga do Rodrigo, ele puxou pois a pegada era desfavorável e estava tentando buscar uma melhor. O juiz não deveria inclusive ter considerado a postura mais ofensiva dele que estava buscando mais a luta?

    Na minha visão de lutador não consegui visualizar o judo negativo para o branco que atacou bem mais no intervalo de 43 segundos. Apenas disputou uma pegada e puxou o braço quando percebeu sua desvantagem tentado em seguida agarrar o oponente.

    ResponderExcluir
  4. Daut, è Verdade ,por isto que eu falei que foi muito rigoroso, mas tem que ele faz a tirada da pegada e das passos para ´trás sem mostrar postura de ataque so que foi muito rapido, se sou eu não teria dado, mas derrepende o arbitro interpretou assim

    ResponderExcluir
  5. No meu dicionário "ser muito rigoroso" é ser extremamente fiel ao propósito da regra. Não creio que o propósito da regra seja lidar com a situação de luta mostrada acima. O árbitro errou na aplicação da regra: aplicou-a onde não deveria, portanto isso é um erro, e não simplesmente rigor.

    ResponderExcluir
  6. O seu diconario esta certo, o arbitro acertou, pois não foi erro, ja que o garoto arranca a pegada recua e arranca a pegada cinco vezes evintando as pegadas, lembrando que o arbitro tem que decidir no calor da luta e nós estamos vendo e revendo a filmagem varias vezes.

    ResponderExcluir
  7. Se todos os árbitros resolverem "acertar" como esse, 90% das lutas em competições do pré-juvenil para cima vão ser decididas com a desclassificação por acúmulo de shidos. Que bom para o esporte que os outros árbitros resolveram "errar".

    ResponderExcluir
  8. A necessidade de, como foi dito, "decidir no calor da luta" tornar o erro compreensível, ainda assim não transforma um erro num acerto.

    E mesmo sendo compreensível, árbitros que erram menos sempre serão melhores que árbitros que erram mais.

    ResponderExcluir
  9. Junior sem dúvida não podemos discutir aspectos técnicos com um arbitro, mas há uma boa dose de subjetividade e muitas vezes geram divergências de opinião. Cada parte enxerga de forma diferente.

    Eu mesmo fazendo uma luta, o oponente me puxou perdi o equilibrio e cai com um dos joelhos no chão (não estava fugindo) recebi uma punição que acatei em postura mas não em espirito. Um outro arbitro o Jeferson Vieira viu e me disse que o arbitro errou. Errar é humano, nem me chateei com o erro. Acho que por uma ética extrema sua você não quer julgar seu colega.

    Realmente olhando pelo aspecto subjetivo (a minha interpretação) o arbitro cometeu um baita erro. Olhei diversas vezes o vídeo em camara lenta, e vi que o Rodrigo estava buscando uma pegada mais favorável, se esquivou e esgrimou algumas vezes, tentou em seguida buscar a manga do outro. Quando pegou a manga do oponente o juiz parou a luta e o puniu. Transcorreram 5 segundos do re-inicio da luta a punição. Este tempo é suficiente para caracterizar falta de combatividade na disputa de pegada? Se ele tivesse se atirado no chão era outra coisa. Se você não daria falta demonstra que você afina com a gente. :-)

    abs

    Daudt

    ResponderExcluir

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!