sábado, 8 de maio de 2010

Para meditar...

Proposta do Prof. Minori Mochizuki


Minoru Moshizuki foi aluno de Jigoro Kano, Morihei Ueshiba (fundador do Aikido) e Funakoshi Gishin (fundador do Karate-do).
O Imperador do Japão lhe concedeu o título de Meijin (tesouro vivo, que representa a mais alta distinção japonesa nas artes, seja ela qual for). Fundador do Yoseikan-Budo, o senhor Mochizuki faleceu na França aos 96 anos.

Quando eu acabei de falar, Jigoro Kano Sensei me colocou a seguinte questão: "Como tu compreendes o caracter "Ju" no Judo?" Respondi que ele significa flexível ou suave. Ele me pergunta ainda, "Tu acreditas poder praticar o Judo sendo somente flexível ou suave?" Ali ele me pegou... claro, sendo somente suave seria certo de perder a cada vez.

O professor continua: "Aquilo que tu fazes não é o Judo, é o Godo (via da dureza) e isto não é tudo. Na flexibilidade há a rigidez, reciprocamente. O Ju-jutsu é o método que permite controlar aquilo que chamamos de dureza ou suavidade, integrantes conjuntos destes dois conceitos."
Na época eu não passava de um rapazote de 21 anos e relutava, acreditando compreender o que era dito, portanto eu não entendia. Ainda que o Ju-jutsu seja uma noção bem racional, é tambem um conceito intelectual muito difícil.

Kano Sensei foi convidado por Isamu Takeshida para uma demonstação dada por Ueshiba Sensei. Ele ficou muito impressionado e perguntou ao Mestre Ueshiba se aceitaria treinar alguns dos alunos que ele gostaria de enviar. Assim eu fui designado.

Pensei que se tratava de mais uma atividade para meu tempo já tão ocupado. Kano Sensei nos disse: "Outro dia eu tive a oportunidade de me surpreender pelo nível técnico de um professor de Ju-jutsu de nome Ueshiba. Sua execução dos movimentos é maravilhosa. Eu tive a impressão de descobrir os verdadeiros princípios do Judo. Gostaria que Ueshiba Sensei viesse ensinar aqui no Kodokan, mas é um mestre famoso e isto seria impossível. Por isso eu envio alguns de nossos alunos para estudar com ele."


Kano Sensei e Ueshiba Sensei insistiam sobre o fato de que as artes marciais não deveriam se tornar em tipos de disputas. Se o Judo e o Aikido tornarem-se um dia parte integrante do mundo dos esportes, eles serão certamente disvirtuados de sua função incial ao tornando-se modalidades esportivas que geram vencedores e vencidos, fortes e fracos. Seu interêsse como método de formação espiritual e desenvolvimento harmonioso da personalidade desaparecerá. Isto será o fim das artes marciais. É com muita satisfação que as artes marciais japonesas se estendem ao mundo inteiro mas não é preciso que ela seja pelo espírito de competição e disputas.

Ueshiba Sensei
e Kano Sensei tinham em comum o conceito de "Wa-no-seishin" (Espírito da Harmonia) que implica no desenvolvimento simultâneo de si e do oponente, um e outro parceiros num crescimento conjunto. A modalidade esportiva é bem diferente, é preciso anular o adversário para exaltar um só, o vencedor.

Este é o princípio dos esportes de competição, nada acrescentará.

Texto enviado por notre ami français, Max.
Merci, Max. Tadução Ivan Penna Para meditar e com o comentário do Max de que se as novas regras salvarão o que restou daquele Judo, outra essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!