domingo, 18 de outubro de 2009

DIA 08/11 - Homenagem A RUDOLF HERMANNY

Antes mesmos dos clubes e das universidades, as academias foram os primeiros propagadores deste fascinante esporte que é o nosso amado Judô. Nessa época, o Rio de Janeiro era uma das grandes potências. Dentre os grandes nomes da época destacava-se entre outros o nome do professor Rudolf Hermanny.

Para minha surpresa encontrei no Blog do professor um link para o nosso modesto
BLOG, o que muito nos honrou.

Hoje por coincidência recebi e-mail do professor Arroio (que nos prestigia vez ou outra enviando material de primeira e contribuindo assim para o nosso Blog) com o texto que mostramos a seguir, fazendo uma mais que justa Homenagem a este grande mestre que dignifica o nosso esporte, me refiro ao professor Rudolf de Otero Hermanny.

Vejamos então...
- - - - - - - - - - - - - - - - -
By professor Arroio:
- - - - - - - - - - - - - - - - -
RUDOLF DE OTERO HERMANNY
Nascido em São Paulo, a 16 de Agosto de 1931, filho de Arthur Hermanny e Elizabeth de Otero Hermanny, Rudolf de Otero Hermanny estudou no Colégio Mello e Souza, no Liceu Fluminense de Petrópolis e no Instituto Juruena. Licenciou-se em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos da então Universidade do Brasil, em 1950, e graduou-se Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia daquela Universidade, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ATIVIDADES DESPORTIVAS
Interessado em desportos de luta, praticou diversas modalidades entre as quais o box, a capoeira e o judô. Foi no judô que alcançou maior destaque, tendo conquistado Títulos Estaduais, Nacionais e um Pan-Americano:

- Integrou a equipe do Judô Clube Augusto Cordeiro Campeã Carioca de 1954 a 1963;
- Campeão Carioca Individual em várias oportunidades;
- Campeão Brasileiro do 1º Dan (1954);
- Vice-Campeão Brasileiro do 3º Dan (1959);
- Campeão Brasileiro do 3º Dan (1961);

- Integrante da Equipe Brasileira Campeã Pan-Americana em 1960, México.

Acima: Primeira Comissão Técnica da CBJ, formada pelos professores Hermanny, Naito, Cordeiro, Ninomya, Yamamoto, Petrúcio e Yoshio Kihara.

ACADEMIA RUDOLF HERMANNY
A Academia Rudolf Hermanny funcionou de outubro de 1958 a março de 1995 em Ipanema. Inicialmente, só com judô, no prédio da Casa de Nossa Senhora da Paz, mudando-se para o número 585 da rua Visconde de Pirajá em 1969, quando passou a ter atividades de ginástica e musculação. Seus alunos disputavam sob a denominação Judô Clube Rudolf Hermanny e tiveram destacada atuação nos Campeonatos Cariocas durante os anos em que competiram. Entre eles podemos citar: Alípio Fernandes do Amaral, Ricardo de Oliveira Campos, Arnaldo Barroso, Francisco Cassinelli, Roberto Lins de Albuquerque, Ademar Luiz dos Santos, Jorge Ferreira de Sá, Luiz Carlos de Britto Ewald, Eleusis do Carmo, Sérgio Augusto Machado Pinto, Mario Daltro Lemos, Valquenares Corrêa de Oliveira, Antônio Mendonça Silva, Santo Marzullo, Nivaldo Pereira de Resende Filho, Petrúcio de Queiroz Monteiro, Renato e Alvaro Lemos, Luiz Otávio Pinheiro, Carlos de Tarso Cavalvanti, Olímpio Uchôa Vianna, Antônio Cezar Amarante, Roberto Agápio de Aquino, Frederico de Mello Tude, José Carlos Teixeira, Vanderley Fernandes, Carlos e Paulo Cezar Uchôa, Sebastião Rosa, José Alves, Fernando Cavalcanti, Pedro Corrêa de Araújo, Luiz Carlos Vital, Luiz Carlos Queiroz, Márcio Villaça, Marcos Uchôa, Cláudio L.Koeller Lins, Ricardo Augusto de Abreu, Luiz Alfredo E. Taunay, José Fernandes, Bruno Hermanny, Luiz Amâncio dos Santos, etc...

Mais de 5000 alunos passaram pela Academia, nos cursos de judô, ginástica e musculação.


- - - - - - - - - - - - - - - - -

4 comentários:

  1. Amigos do Judô Master

    Agradeço a extensa matéria com que me homenagearam em seu Blog e envio votos de permanente sucesso em seu empreendimento. Recebam abraços cordiais
    Rudolf Hermanny

    ResponderExcluir
  2. Prezado professor,

    Agradecemos sua visita e seus comentários o que muito nos honra.

    cordiais saudações

    Daudt

    ResponderExcluir
  3. Caro Professor Hermanny - quanto prazer em encontrar notícias suas - qta saudade do tempo de judô em Ipanema - Hoje, escrevendo uma crônica no meu Blog, falei em seu nome - aí fui procurá-lo e achei esse e outros espaços. Me deu muita vontade de voltar ao judô - leia o que escrevi em http://eramosum.blogspot.com/2011/06/bullying-sanduiche-de-goiabada-com.html
    Um abraço grande do JP Mariz da Veiga

    ResponderExcluir
  4. Grande Prof. Hermany , meu pai que me levou para a sua academia, Zezinho filho do marcio e meu tio também fez a sua academia Lano e Chico .
    Um Abraço, saúde e atualmente estou residindo em Fortaleza. Morei no Rio , depois fui para São Paulo em 1982 e 2007 para Fortaleza . última vez que eu vi o senhor foi na casa de um amigo do senhor no Jardim Botânico eu era pequeno deveria ter de 9 anos para 10 anos.

    ResponderExcluir

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!