sábado, 4 de abril de 2009

Voltando ao passado com o Mestre KYUSO MIFUNE



Kyuzo Mifune é certamente o maior nome da história do Judô depois de Jigoro Kano. Medindo aproximadamente 1,5m de altura e pesando 50kg, Mifune (10º Dan) ficou famoso pela elegância (sempre ereto), eficiência e potência dos seus golpes.

“Deus do Judô”, “O mais técnico e elegante de todos os tempos”, Kyuzo Mifune nasceu em 21/04/1883 um ano após a fundação do Instituto Kodokan, em Iwate (Honshu). Iniciou a prática do Judô com 13 anos de idade. Aos 14, derrotou 9 oponentes seguidos numa competição escolar (kachi-nuki).

Depois de graduado, foi enviado a Tokyo para uma escola preparatória na famosa Universidade de Waseda. Imediatamente, associou-se ao Kodokan. Naquela época, a admissão dependia da indicação de algum judoca rankeado e passar por uma entrevista com o próprio Jigoro Kano. Como Mifune não conhecia ninguém, procurou Sakujiro Yokoyama, apelidado de “Demônio Yokoyama”, que, pela potência e velocidade do seu Judô, era respeitado no Kodokan. Mifune praticamente acampou na porta de Yokoyama até conseguir sua indicação. Em julho de 1903, Mifune foi aceito. Depois de 15 meses no Kodokan, foi promovido à 2º Dan. Rapidamente ganhou reputação por conta dos impecáveis “timing” e velocidade.

Em 1912 foi promovido à 6º Dan e, ao longo dos anos, tornou-se o único judoca nunca derrotado no Campeonato Anual de Kodanshas do Kodokan. Aos 30 anos de idade já era respeitosamente chamado de “Deus do Judô”. Em 1937 foi promovido à 9º Dan por Jigoro Kano.

Com a morte do professor Kano, em 1938, Mifune tornou-se o mais influente mestre do Japão; e, porque não dizer, do mundo. Já era mais temido que adorado e seu lema era “Liberdade em constante mudança”. Em 25/05/1945 foi promovido à 10º Dan, aos 58 anos.

Sua importância no desenvolvimento e divulgação do Judô no pós-guerra foram inestimáveis.
Mifune faleceu em Tokyo em 27/01/1965.
(texto adaptado do blog judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é destinado ao debate construtivo e à livre troca de idéias. Vamos manter aqui o respeito que praticamos uns pelos outros no dojô. Quem pisar na bola vai levar Shido. Hajime!