domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mais um maravilhoso treino no CSSA

Somos sempre muito bem recebidos nesse simpático clube, onde as portas estão sempre abertas para os treinos do Master de Judo do Rio de Janeiro.

Quem não foi perdeu mais um excelente treino. Uma das vantagens dos treinos intinerantes é capacidade de agregar novos valores, no caso do CSSA, os novos associados foram 3. Alex, Calixto e Kimura, sendo este último ex-atleta campeão da Gama Filho e aluno do Virgílio na época em que era técnico da Gama. O treino começou duro com o aquecimento do Marquinhos e do Marcio, teve a parte técnica de chão com dicas preciosas do Wagner e do Chiquinho, passando para um handori cascudo e finalizando com atividades alegres e descontraídas. Valeu a pena percorrer alguns kilometros para chegar ao CSSA.





Bloco de texto
OSSSSSSSSS

Agradecimentos especiais ao Junior e Wagner pelo local e acolhimento

Agradecimentos especias a Rejane Luna pelas maravilhosas fotos

Kosei Inoue



Já aposentado das competições, Kosei Inoue tem entre as suas principais conquistas os seguintes títulos: 3 ouros em campeonatos mundias (1999, 2001 e 2003), um ouro Olimpico em Sydney (2000) e 2 ouros nos Asian Games (1998 e 2002).

Sem dúvida já faz parte do seleto grupo de grandes competidores da história do judô japones. Veja abaixo o quadro de medalhas deste notável judoca.


Conquistas

Ano Data
Torneios
Lugar Categoria
1995 12.22 Kodokan Cup loss Heavyweight (+95 kg)
1996 4.29 All-Japan Championships Round of 32
-
12.22 Kodokan Cup 5th Heavyweight (+95 kg)
1997 2.16 Wien World Cup Med 1.png 1st Heavyweight (+95 kg)
4.6 All-Japan Weight Class Championships Med 3.png 3rd Heavyweight (+95 kg)
4.29 All-Japan Championships Round of 8
-
12.6 Kodokan Cup Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
1998 2.7 Paris Super World Cup Med 2.png 2nd Half-Heavyweight (-100 kg)
4.5 All-Japan Weight Class Championships Med 2.png 2nd Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 2.png 2nd
-
12.10 Asian Games Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
1999 1.10 Jigoro Kano Cup Med 3.png 3rd Half-Heavyweight (-100 kg)
3.1 Hamburg Super World Cup Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
3.7 Budapest World Cup Med 3.png 3rd Half-Heavyweight (-100 kg)
4.4 All-Japan Weight Class Championships Med 3.png 3rd Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Round of 8
-
10.7 World Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
2000 2.13 Paris Super World Cup Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.2 All-Japan Weight Class Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 2.png 2nd
-
9.21 Olympic Games Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
2001 3.3 Budapest World Cup Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.1 All-Japan Weight Class Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 1.png 1st
-
7.28 World Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
2002 10.3 Asian Games Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 1.png 1st
-
2003 2.23 Hamburg Super World Cup Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.6 All-Japan Weight Class Championships Med 2.png 2nd Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 1.png 1st
-
9.11 World Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
2004 4.4 All-Japan Weight Class Championships Med 1.png 1st Half-Heavyweight (-100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 2.png 2nd
-
8.19 Olympic Games Round of 8 Half-Heavyweight (-100 kg)
2005 1.9 Jigoro Kano Cup Med 1.png 1st Openweight
2006 11.19 Kodokan Cup Med 1.png 1st Heavyweight (+100 kg)
2007 2.11 Paris Super World Cup Med 1.png 1st Heavyweight (+100 kg)
4.8 All-Japan Weight Class Championships Med 3.png 3rd Heavyweight (+100 kg)
4.29 All-Japan Championships Med 3.png 3rd
-
9.14 World Championships 5th Heavyweight (+100 kg)
12.9 Jigoro Kano Cup Med 2.png 2nd Heavyweight (+100 kg)
2008 2.11 Paris Super World Cup 5th Heavyweight (+100 kg)
4.6 All-Japan Weight Class Championships Med 1.png 1st Heavyweight (+100 kg)
4.29 All-Japan Championships Round of 8
-

Reflexões: O JUDÔ DO ESPÍRTO

O judô é um esporte que trabalha o corpo e a mente. A filosofia fundamentada pelo seu criador o Mestre Jigoro Kano, o transformou no grande esporte que é, largamente difundido por todos os continentes se tornou esporte olímpico e é uma ferramenta fundamental na boa formação de crianças e adultos.

O texto abaixo foi retirado da

REVISTA PLANETA – MAIO 1996

cedido pelo prof. Marcelo Dourado
e enviado pelo prof. Marcio Barboza Moreira

O JUDÔ DO ESPÍRTO
O TATAMI É O MUNDO
O QUIMONO É O MENTAL
A FAIXA É A VONTADE
O HARA É A FÉ
SEGURAR É SOLTAR
ATENÇÃO É A CONSCIÊNCIA
O ADVERSÁRIO SOMOS NÓS MESMOS

O TATAMI É O MUNDO - “Eu não sou o tapete desenrolado do mundo; na verdade, não, não sou de parte alguma”, canta o mestre DJELLAD OD DIN RUMI, um dos maiores santos e poetas de todos os tempos. Antes de chegar nesse ponto, é preciso passar pelo mundo.

“Estava cru, fui assado, estou queimado”, diz ainda o mestre persa. “O tapete desenrolado do mundo é esse forno onde todos nós somos assados. “O judô não termina atrás dessa porta”, está escrito na saída de uma academia. Está certo, mas poderia se escrever em lugar disso: “O judô principia atrás dessa porta”.

Certa tarde, uma aluna encontrou seu mestre num atelier de cerâmica. Ele estava esmaltando alguns pires de louça pouco antes da aula. Ela, que costumava tratá-lo com muito respeito na academia, fez algumas observações pouco delicadas sobre sua compreensão cerâmica em particular, e do mundo em geral. Ele lhe disse sorrindo:”É assim que você trata seu professor?- Bem, respondeu a moça muito séria, o senhor só vai ser meu professor daqui a dez minutos”. O mestre não tinha, evidentemente, nenhuma intenção de ser “O MESTRE” daquela jovem durante todas as horas de sua vida, mas sua resposta era bem característica de uma maneira de pensar atual. Daí a dez minutos ela deixaria um mundo para entrar em outro, que deixaria por sua vez depois de uma hora para voltar ao primeiro...Curioso!!! O tatami está aí para aparar nossas quedas, mas é a maneira de cair que faz com que a pessoa se machuque ou não. Por isso não vale a pena acusar o mundo de dureza; é preferível antes aprender a cair. Uma boa queda chega a ser agradável, mas nisso consiste a arte dos mestres. Convém aprender a medir as quedas na matéria, antes de estar seguro do equilíbrio, porque sem isso você poderia não conseguir se levantar.

E, se um dia você encontrar seu professor “de cara cheia”, não faça como os filhos de Noé e não zombe do que para você significa “queda da matéria”, porque para o mestre a matéria é espírito e o espírito é matéria. Devemos fazer do mundo nosso dojo e conduzirmo-nos no mundo como em cima do tatami, sabendo que o mestre em nosso interior está sempre observando. E o objetivo nos dois casos é o mesmo: conduzir-se com elegância.


O QUIMONO É O MENTAL – Atenção: é por aí que você será apanhado. Antes de mais nada é preciso ter um quimono limpo. Depois, que esteja no tamanho certo. Finalmente, que esteja robusto e flexível. Seja no combate- isto é: na vida – tão desapegado quanto possível do seu quimono, que o adversário não consiga move-lo do lugar ao puxá-lo.

Lembre-se que o mental tem a mesma importância em relação à sua vida, que o quimono em relação ao judô. Não existe judô. Não existe judô sem quimono, certo, mas não é a qualidade do seu quimono que fará a perfeição do seu judô.

A FAIXA É A VONTADE – “levanta-te, cinge teus rins, e anda” No fim do combate o lutador retira sua faixa, e assim pode tirar o quimono. Da nesna forma, no fim da vida, abandonamos nossa vontade ao universo, e dessa forma podemos nos despir do manto mental, do quimono das ilusões. Mas antes de soltar a faixa, é preciso ter uma. Um quimono sem faixa é um pijama. Ora, o judô do espírito não é uma atividade para dorminhocos. Que o nó de sua decisão não se amoleça. Quanto á cor da faixa ou ao número de DANS, deixe isso para as crianças e os militares.

O HARA É A FÉ – Que sua ação seja equilibrada, apoiada sobre um lugar invisível de nossa fé, como o seu corpo está e equilíbrio apoiado sobre o centro misteriosos do HARA.

Fé tensa, fé refúgio, fé defesa, fé como um tabernáculo de músculos, estável como um giroscópio graças a sua rotação interior.

Fé de onde provem o KYAI, que abre as montanhas da dúvida. A fé encontrada mais na relva do que no castelo fortificado.

SEGURAR É SOLTAR – “ Para aquele que se agarra, a queda ocorre certamente; mas aquele que não se agarra não deve temer nenhuma queda”. Foi o próprio Buda que, há 25 séculos atrás, nos deu essa lição fundamental de judô. Uma lição a ser meditada seriamente. A verdadeira “garra” do judô, oferece ao adversário um vazio que aumenta com o fim do movimento. Para isso, você não deve se apoiar jamais sobre o adversário. Deve apoiar-se na fé luminosa da compreensão, no HARA sorridente do coração.

ATENÇÃO É A CONCIÊNCIA – Você está prestando atenção. O gesto do adversário chega de improviso e o derruba no chão. Raios!!!! E no entanto você estava prestando atenção.

Por que ele foi mais rápido? Não se trata disso, Caso contrário, a única solução seria um treinamento cego. Você treina como um obstinado, para executar uma posição e levar a melhor sobre o adversário, que se perguntará: por que ele foi mais rápido? E isso acontecerá até o final dos DANS.

O problema é o seguinte: por que minha atenção é ais lenta que um gesto? Certamente você tem medo dess.e gesto, e o medo não é o terreno preferido da consciência.

Deixe que ele o derrube, sinta como ele o derruba, sinta o estado interior dele no momento em que irá derrubá-lo. Tome simplesmente consciência do seu desejo e ele se sentirá impotente diante de você. A atenção anota o movimento que se iniciou, e o gesto chegará muito antes que qualquer medida de defesa que você tomou. Mesmo o “reflexo” não é suficientemente rápido, e você acabará indo ao chão.

A consciência, em compensação, anota as intenções do adversário, antes mesmo que ele inicie o gesto, você já está preparado. Daí a perplexidade do adversário ao encontrar um “vazio” na sua frente. Ou uma “rocha”, o que é a mesma coisa, já que decorrem ambos do mesmo fator. Como será possível transforma a atenção em consciência? Bem, isso é um dos segredos da vida. Este texto foi gentilmente cedido pelo professor Marcelo Dourado, que o recebeu de seu pai. Procurei transcrevê-lo tal qual o original.

É um recorte bastante antigo, de uma revista que não existe mais, e que infelizmente não podemos saber o autor, e também está incompleto porque trata de sete temas, e o desenvolvimento do último está faltando.

Pode ficar a cargo de cada um refletir sobre o último tema “ O ADVERSÁRIO SOMOS NÓS MESMOS”. Espero que, em tempos de judô apenas esportivo, com regras, e instituições regulamentadoras, possamos lembrar as vezes do “judô arte marcial”( muito maior!!), na luta da vida.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Convite para o Master de Judo


Amigos do Master, o Marquinhos está convidando a todos do nosso grupo para o lançamento do seu segundo livro Exercícios Funcionais do Ideal ao Real. Veja abaixo datas e locais:

1 - Cia Athlética: Dia 9 de março às 19hs. Av. das Américas, 5000 ljs 112/113, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

2 - Estação do Corpo: Dia 10 de março às 19hs. Borges de Medeiros, 1426 - Lagoa - Rio de Janeiro - RJ

O Marquinhos para quem não sabe, é professor de educação física e fisioterapeuta da seleção Brasileira, junto com o Marcio puxa muitas vezes o aquecimento dos nossos treinos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Kimura o grande Samurai

Fizemos uma enquete sobre quem foi o melhor judoca de todos os tempos, para minha surpresa Kimura venceu, isso porque ele é de uma época bem mais distante que os demais, e poucos registros em vídeo sobre ele são encontrados, daí a surpresa, mas sabe-se das suas inúmeras vitórias através de registros escritos. Encontrei o artigo abaixo e traduzi com o Google tradutor, a tradução não é nenhuma maravilha, está cheia de falhas, mas dá para se entender boa parte, com o tempo vou corrigindo.

Vamos lá...
-------------------------------

Masahiko Kimura (1917-1993)

O homem que derrotou Hélio Gracie
por Jim Chen MD

Masahiko Kimura

Em 1937, Masahiko Kimura venceu a All Japan Championship aos 20 anos. Nos 13 anos seguintes, ele permaneceu invicto até se aposentar das competições.

5º Dan aos 18 anos

Kimura ( 170cm, 85kg) nasceu no dia 10 de setembro de 1917 em Kumamoto, Japão. Aos 16 anos, após 6 anos de judô, ele foi promovido a 4º dan. Ele derrotou 6 oponentes ( todos 3º e 4º dan) em uma fila. Em 1935, aos 18 anos ele se tornou o mais jovem Godan (cinto preto grau 5), quando ele derrotou 8 oponentes consecutivos na Kodokan.

Kimura apenas 4 derrotas
durante a sua carreira

Na primavera de 1935 no Shiai Kohaku (Kodokan Red-White Team Competition), Kimura venceu 8 adversários. Em sua luta nona luta perdeu para Miyajima (um estudante da Universidade Meiji) por Haraigoshi.

Em maio de 1935 Kimura lutou Kenichiro Osawa no campeonato 5 dan divisão. Kimura atacado com uma combinação de Ouchigari osotogari. Osawa Kimura combatida com tanta força que Kimura sofreu um abalo.

Em seu segundo jogo no campeonato dan 5 lutou Kenshiro Abe (168 centímetros; 71 kg). Abe foi tão hábil que Kimura senti como se ele estava lutando uma sombra. Todo lance que ele tentou (Osoto, Seoi ) não teve qualquer efeito. Abe respondeu com Uchimata, Hanegoshi e Sasae tsurikomi ashi. Ele foi tão rápido e poderoso que Kimura foi jogado fora do contrapeso muitas vezes. Não havia dúvidas de que Abe tinha batido em quadrado Kimura. Abe passou a ganhar divisão 5 º dan.

No outono de 1935, Kohaku shiai divisão dan 5 Kimura venceu seus dois primeiros adversários com facilidade. Seu terceiro adversário foi Hideo Yamamoto (165 cm, 65 kg, 24 anos de idade). Kimura avançou e caminhou para a direita em um Deashiharai que teve um Waza-ari. Depois disso, ele tentou levar com o seu oposto pé. entanto, Yamamoto era habilidoso com ambos os lados e pegou Kimura por Ippon com Kouchigari. Yamamoto continuou a derrota de 4 adversários mais.

Wushijima, duas vezes All Campeão Japão Wushijima, duas vezes All Japão Campeão

Revanche contra Abe, Osawa, e Yamamoto

Kimura ficou extremamente desapontado com a sua quatro derrotas em 1935. Ele considerou abandonar o esporte, mas sim através do aconselhamento e encorajamento de seus melhores amigos Funeyama e Kai, ele começou a treinar com uma nova determinação encontrado. Todas as noites por ele praticava contra uma árvore para aperfeiçoar seu osotogari especial. Depois de seis meses a sua waza era tão afiado que um randori diariamente no Kodokan resultaria em 10 pessoas com abalos. Não era incomum para os seus adversários ao pedido "Sem osotogari" antes da prática.

Kimura reuniu Osawa na Polícia Metropolitana Dojo. Aqui ele jogou Osawa por Ippon com facilidade. Kimura Abe reuniu na Kodokan e pediu-lhe para randori. Abe aceitou graciosamente. No dojo 500pessoas ficaram em silêncio, exceto para os dois judocas. Durante os 20 minutos prática Abe foi projetado várias vezes com Seoinage, osotogari e Ouchigari. Chateado Abe acabou saindo. Wushijima sensei arranjou uma luta de Hideo Yamamoto e Kimura em Mitsubishi Dojo em Tóquio. Yamamoto não era páreo para o Kimura melhorou muito e perdeu por Ude-garami.

All-Japan Champion (1937-1939)

Em outubro de 1935 Kimura ganhou seu primeiro grande título, o All-Japan Collegiate Championships. Ele ganhou o torneio com deashi Harai, Ude-garami, Osoto-otoshi, Osoto-gari, Ude-garami e Kuzure-Kamishiho-gatame. No torneio mesmo 2 anos depois (o torneio foi realizado a cada dois anos) Kimura voltou a vencer de forma impressionante. Suas seis vitórias foram com osotogari (três vezes), Ude-garami, Kuzure-Kamishiho-gatame e Ippon Seoinage. Kimura foi o primeiro aluno autorizado a competir na divisão profissional no All Japão Judô realizado em outubro de 1937.

Kimura venceu seus dois primeiros adversários aqui com osotogari. Eventualmente, ele fez o seu caminho até a final contra Masayuki Nakajima ( 5º Dan, 27 anos, 170cm, 82kg), um campeão de duas. Nos primeiros 15 minutos da partida de 40 minutos não marcou um ponto decisivo. No segundo período Kimura teve um waza-ari com Ipponseoinage. Kimura sentiu que tinha ganhado o jogo e descontraído sempre tão ligeiramente. Nakajima reagiu imediatamente com a esquerda Uchimata Ken-ken e também marcou. Nos últimos 10 minutos período Nakajima foi tomada para baixo onde Kimura aplicada Kuzure-Kamishiho-gatame e ganhou o campeonato.

Após a vitória Kimura tapa o rosto para se certificar de que ele não estava sonhando. Naquela noite, ele teve uma refeição muito grande de 13 taças de arroz. Quando os repórteres questionaram Kimura sobre a sua grande vitória, ele disse-lhes que ganhar seu primeiro título All Japão foi sua experiência mais memorável. Até a noite após o torneio Kimura foi novamente de formação. Ele fez 500 flexões, bunny hop 1 km e 500 costeletas de karatê antes de ir para a cama. Ele não dormiu bem naquela noite. Ao contrário, ficou revivendo os momentos do seu campeonato. Ele estava incomodado pelo fato de que ele tinha perdido um waza-ari por Ken Uchimata ken. Ele sentiu que poderia facilmente ter sido derrotado por ippon pelo lutador adversário. Kimura, portanto, concluiu que para manter o seu título para os próximos 10 anos, ele teria que treinar mais do que o outro judoca. Kimura treinou 9 horas por dia e fazia 1000 flexões em comparação as 300 flexões de seus rivais.

Kimura também foi vitorioso em todos os campeonatos do Japão, realizada em outubro 16-17, 1938 no Kodokan. Na fase preliminar Kimura venceu com Ouchigari por ippon. Na semi-final ele lutou Tashiro, que era conhecido por sua kanibasami. Tashiro tentou sua kanibasami muitas vezes, mas sem efeito. Kimura atacou com um poderoso osotogari que feriu o ombro direito de Tashiro. Na partida final lutou contra Kimura Ogawa (180cm 110 kg). Ogawa derrotou o vice-campeão do ano passado por decisão Nakajima. Ogawa atacado com o Uchimata sem sucesso, mas ambos caíram ao chão. Kimura imediatamente imobilizou Ogawa com Kuzure-kamishiho-gatame ..

Em 1939, no All Japan Championships Kimura venceu com Osoto-gari, Osoto-otoshi, Osoto-makikomi e Tsuri-komi goshi. Na etapa semifinal derrotou Ochi 5º dan com Osoto-otoshi. Na última disputa ele lutou Tokizane dan. Kimura disse Tokizane antes do jogo que estava indo para jogá-lo com Osoto-gari. Durante a luta Tokizane foi Extremamente defensivo. Kimura contornar as defesas com um Osoto-gari para Osoto combinação otoshi. Com essa última vitória Kimura venceu os últimos 3 campeonatos consecutivos Todas Japão e foi galardoada com a Bandeira Championship. Kimura é a única pessoa no mundo a possuir sempre a bandeira.

Kimura, aos 24 anos Kimura, aos 24 anos com o presente do imperador, depois de ganhar tanto o Ten-Ran Shiai

Ten-Ran Shiai 1940

O Ten-Ran shiai foi um torneio especial realizado na presença do imperador japonês. Havia 52 competidores no grupo de amadores e 32 profissionais. Isamu dan Fujiwara 5 ganhou o amador ai derrotar o 5º Dan Yasuichi Matsumoto, um dos mais difíceis adversários Kimura, com uchimata esquerda. Kimura venceu seus três primeiros adversários com Ushirogoshi, osotogari e Osotootoshi. Na semi-final Kimura reuniu Iwao dan hirosei 5 (165 cm, 82 kg), pela terceira vez. Nas duas partidas anteriores Kimura venceu por wazaris com osotogari. Hirosei, que foi campeão do Japão em todos os 1941 (Kimura era do Exército) era conhecido por seu direito e Lefty HaraiGoshi. Kimura primeiro osotogari de 5 tentativas foram infrutíferas. Finalmente na sexta tentativa Kimura quebrou as defesas Hiroseis com uma combinação de osotootoshi osotogari. Takahiko Ishikawa 5º dan foi o oponente final de Kimura na rodada. Nas duas reuniões anteriores Kimura venceu com osotogari e goshi Tsurikomi para ippons. Desta vez Ishikawa só durou 42 segundos, quando ele foi jogado por ippon com Ippon-Seoinage.

1947 West Japan Judo Championship

Na fase preliminar Kimura derrou Toshiro Daigo, 5 º dan (All Japan Champion 1951, 1954, 9º dan atualmente, 179 centímetros, 90 kg) com Osoto-gari para Kuzure-kamishiho-gatame. Para determinar um campeão final um rodízio foi instituído entre Masahiko Kimura (All Japan Champion 1937, 1938, 1939, 1949), Yasuichi Matsumoto (184 centímetros, 84 kg. All Japan Champion 1948), e Yoshihiko Yoshimatsu (All Japão Champion 1952, 1953, 1955, 180 centímetros; 115 kg). Kimura Matsumoto venceu por decisão sobre duas horas extras. Matsumoto perdeu para Yoshimatsu por Tateshiho-gatame. Kimura derrotou Yoshimatsu com ippon-seoinage. Seu prêmio para o torneio foi o equivalente a 10.000 E.U. Brasileiro.

Kimura Itoh jogando
Kimura jogando Tokuharu Itoh (1949)

1949 All Japan Judo Championships 1949

Com a idade de 32 Kimura competiu no seu último All Japan. Em seu primeiro jogo, derrotou o campeão do Campeonato de Judô Japão Oriente 5º dan Hatori (170cm, 110 kg) com Ude-garami. Em seguida, ele bateu Yoshimi Osawa 5º dan (9º Dan atual, 165 centímetros; 68 kg) com Kuzure-kamishiho-gatame. Osawa era considerado um dos melhores técnicos do judô. Osawa também havia vencido Matsumoto por Uranage em 1948 em Fukoka. Ele venceu sua semi-final por decisão (Ippon-seoinage, porém fora dos limites) sobre Itoh 7 dan (190cm, 100 kg), que foi vice-campeão em 1934 e 1948. Takahiko Ishikawa foi definido para Kimura luta na final pela quarta vez. A luta durou até três horas extras nem com a pontuação mínima wazari. Eventualmente Mifune, 10 º dan, declarou ambos campeões. Ishikawa passou a ganhar o título em 1950, foi vice-campeão em 1952 e 3 em 1951, 1953 com 36 anos. ......

-------------------------------------------------
O artigo acima está incompleto quem tiver interesse em ler todo pode fazê-lo acessando este link: KIMURA



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Treino no CSSA

Amigos:

Neste sábado dia 27 de fevereiro nosso treino é no CSSA , que fica na Av. Ernani Cardoso, 183 - (Madureira póximo a Cascadura), onde fomos tratados como Reis no último treino com direito a frutas e uma calorosa recepção.

Segundo o Júnior: Saindo da Gávea, a linha 755 passa em frente ao CSSA, é perto do Flamengo o ponto final. Parece ser a melhor opção vindo da Zona Sul e o tempo estimado do percurso é de 1 hora, fora a caroninha ou a ida com uma vã fretada. :)

TRÁJETO DO 755: (TARIFA R$ 2,20)
LINHA 755 - CASCADURA - GAVEA (VIA AV.AYRTON SENNA) - REGULAR - ONIBUS URBANO - R$ 2,20
TRANSPORTE FUTURO LTDA

IDA
• NOSSA SENHORA AUXILIADORA (ALAMEDA INTERNA), PRACA
• RAUL MACHADO, RUA MIN.
• MARIO RIBEIRO, RUA
• SIBELIUS, PCA.
• LEONEL FRANCA, AV. PE.
• AUTO ESTR. LAGOA-BARRA
• ZUZU ANGEL, TUNEL
• AUTO ESTR. LAGOA-BARRA
• SAO CONRADO, PCA.
• AUTO ESTR. LAGOA-BARRA
• SAO CONRADO, TUNEL DE
• BANDEIRAS, ELEVADO DAS
• JOA,TUNEL DO
• AUTO ESTR. LAGOA-BARRA
• JOATINGA, PONTE DA
• IVAN LINS, AV. MIN.
• EUVALDO LODI,PCA.
• ARMANDO LOMBARDI,AV.
• MARAPENDI, PONTE DE
• AMERICAS, AV. DAS
• TREVO DAS PALMEIRAS
• TERMINAL ALVORADA
• TREVO DAS PALMEIRAS
• AYRTON SENNA, AV.
• MUNIZ DE ARAGAO, ESTR. TEN. CEL. - (CAPAO)
• GABINAL, ESTR.DO
• CAMISAO, PCA. PROFA.
• GEREMARIO DANTAS, AV.
• PECHINCHA, LG.DO
• GEREMARIO DANTAS, AV.
• TANQUE, LG.DO
• CANDIDO BENICIO,RUA
• TAQUARA, PCA. BARAO DA (PC.SECA)
• BARONESA, RUA
• PEDRO TELES, RUA
• MENEZES, RUA CAP.
• MARICA, RUA
• TELES, RUA
• FRANCISCO GIFONI, RUA
• CANDIDO BENICIO, RUA
• CAMPINHO, LGO. DO
• ERNANI CARDOSO, AV.

VOLTA
• ERNANI CARDOSO,AV.
• JOSE DE SOUZA MARQUES,PCA.
• ANGELO DANTAS,RUA
• MARIA LOPES,RUA
• CANDIDO BENICIO, RUA
• TAQUARA, PCA. BARAO DA (PC.SECA)
• CANDIDO BENICIO, RUA
• TANQUE, LG.DO
• GEREMARIO DANTAS, AV.
• LOPO SARAIVA, RUA
• TINDIBA, ESTR.DO
• PECHINCHA, LG.DO
• GEREMARIO DANTAS,AV.
• CAMISAO, PCA. PROFA.
• GABINAL, ESTR.DO
• AYRTON SENNA, AV.
• TREVO DAS PALMEIRAS
• TERMINAL ALVORADA
• TREVO DAS PALMEIRAS
• AMERICAS, AV. DAS
• MARAPENDI, PONTE DE
• ARMANDO LOMBARDI, AV.
• EUVALDO LODI, PCA.
• IVAN LINS, AV. MIN.
• JOATINGA, PONTE DA
• ACESSO A AUTO-ESTR. LAGOA-BARRA
• AUTO ESTR. LAGOA-BARRA
• ZUZU ANGEL,TUNEL
• AUTO ESTR.LAGOA-BARRA
• LEONEL FRANCA, AV. PE.
• SIBELIUS, PCA.
• MARIO RIBEIRO, RUA
• DR.MARQUES CANARIO,RUA
PRAÇA NOSSA SENHORA AUXILIADORA (ALAMEDA INTERNA),


Peguei abaixo também essas informações no Google MAP é bom pesquisar se realmente vale a pena:

TRÁJETO via Transporte Público: (Fonte Google Map)
Veja o trajeto no mapa do Google Map e navegue de acordo com a sua conveniência. Para visualizar cique aqui. (chegando no site clicar no botão COMO CHEGAR)
Veja também, e clique na opção a esquerda de trajetos sugeridos

TRÁJETO DE CARRO: (saindo do Clube de Regatas Flamengo)
Veja o trajeto no mapa do Google Map e navegue de acordo com a sua conveniência. Para visualizar cique
aqui. (chegando no site clicar no botão COMO CHEGAR)
Veja também, e clique na opção a esquerda de trajetos sugeridos


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pontaço

Agora vamos realmente começar o ano, para servir de incentivo esse belo pontaço, mistura de Harai Goshi / Koshi Guruma.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Calendário Master 2010

Já disponibilizamos o calendário das competições de 2010. Algumas datas poderão sofrer modificações por parte das respectivas Federações, procuraremos nos manter sempre atualizados, mas vale conferir no site de cada Federação porque pode haver mudança.

Agora dia 27 de março temos o Torneio de Abertura, se clicarmos em cima de cada data do Calendário Master de 2010 (ao lado) teremos acesso a sua programação sempre que ela estiver disponível. É isso aí pessoal, é a hora de começar a tirar a poeira do kimono e perder as gordurinhas acumuladas do Natal para cá. Bons treinos!!!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ataque Combinado: Morote seoi nage - osoto gari - Ashi (?)

Essa matéria peguei também no Blog Del Judo. Trata-se de um ataque combinado pouco comum de se ver. Depois do Osoto-gari o judoca de Azul complementa com uma varrida na perna esquerda do adversário, eu na minha ignorância não consegui classificar a queda. Se alguém quiser ajudar agradeço.

Ashi Waza

Peguei essa matéria no Blog Del Judo, bem legal, é sobre Ashi-wasa. O vídeo é muito instrutivo, um pouco grande (cerca de 19 minutos), mas mostra várias perspectivas das técnicas de Ashi Waza orientadas por vários professores franceses (Patrick Roux, 7 º Dan; Serge Videau, 6 º Dan; Frédéric Dambach, 5º Dan e Nobuhisa Hagiwara, 6º Dan).

Vale a pena ter paciência e conferir, especialmente nesta época de Carnaval em que ficamos presos em casa, bem na hora que um bloco de Carnaval paraliza o trânsito da sua rua.


É isso ai, bom Carnaval... :-)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dica: Como fazer um bom Uchi-komi

Vídeo realizado em 2006 no Estágio de Montpelier, onde o mestre de Judo (5 º Dan) Go Tsunoda, demonstra como fazer um bom Uchi-komi (a repetição sistemática da mesma técnica é feito com o objetivo de melhorá-la).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Desconhecido nem tanto, as aparencias enganam


Nessa foto tirada em 2007, durante o campeonato Mundial de Judo que tivemos no Rio, quem estava acompanhando o nosso grupo de Masters e assistindo ao evento, era uma figurinha carimbada que já foi e está sendo vista na TV por milhões e milhões de telespectadores de todo o Brasil.

Quem pensou no João Gabriel Schlittler errou feio!! :-)

Um olhar mais atento na foto, a cima e a esquerda, circundado de azul, vemos o boa praça Marcelo Dourado que frequentou algumas vezes o nosso Sábado Sagrado. Simplicidade, educação, simpatia foram atributos percebidos nas vezes que treinou com a gente. Bom de judo também!!!


Não resisto... :-)


Quem quiser dar uma forcinha ao nosso amigo judoca pode ELIMINAR um de seus dois adversários de paredão: A Lia uma menina bonita, que alegra os nossos olhos, acho que não vale a pena, portanto resta o outro marmanjo o Uilliam...

Bom... mas voto é individual e secreto...


Para votar clique aqui
BBB e ajude um judoca a ser feliz!!!

Obs: O Nosso Brother merece uma força, há dias atrás, no blog do BBB, deixou um abraço para o Judo Master que treina no Flamengo. Quer Conferir? Clique aqui

(foto cedida gentilmente por Ivann Penna)